segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alunos apresentam Boi-de-Mamão

Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Pedro Marcolino Gesser, do bairro Vila Nova, em Braço do Norte, apresentaram, na sexta-feira, 19, o Boi-de-Mamão, aos alunos do Centro Educacional Infantil (CEI) Vila Nova, no mesmo bairro.
A apresentação, preparada pela professora Geusa Michels, é uma das atividades realizadas na escola para lembra o mês do folclore, comemorado no dia 22.

Origem

O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá". Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão". Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como "Boi de Pano", mas com a pressa de fazê-lo, acabaram utilizando um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí o nome de Boi-de-Mamão, mantido até a época atual, onde se vê cabeças de todos os tipos, até mesmo de boi, menos de mamão. A descrição mais antiga do folguedo, em Florianópolis, é de 1871, feita pelo historiador José Arthur Boiteux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário