Aspectos Geográficos


Área Física do Município

Braço do Norte: Possui uma área territorial bastante extensa. Sendo que 12,00 km² correspondem a área urbana e 211,91km² correspondem a área rural, somando um total de 223,91 km². Isto, em decorrência da anexação do Lado da União, que pertencia ao município de Orleans.
Anexação: Foi realizada através da Lei Nº. 11.227, de 20 de novembro de 1999, que anexa ao município de Braço do Norte, as comunidades de Lado da União, Rio Glória Baixo, parte de Rio Glória Alto e Rio Cachorrinhos, desmembradas do município de Orleans: D.O.SC 16.295. Esta Lei anexa uma área de terra de 29,71 km², desmembrada do município de Orleans para o município de Braço do Norte.


Caractrísticas e Clima


Braço do Norte está localizado a uma altitude de 27,66 metros acima do nível do mar, na Latitude de 28°16"45", e na Longitude de 49°11"00" a Oeste de Greenwich.
                O clima bastante quente, apesar dos ventos que sopram do norte, alcançando temperatura de 35°C. No verão são comuns as fortes chuvas com freqüentes trovoadas, e no inverno, o frio é acentuado junto aos contrafortes da Serra Geral, com tempeatura às vezes de 0°C, com fortes geadas e densas neblinas que cobrem o município devido à proximidade do Rio Braço do Norte.
                A precipitação pluviométrica atinge uma média anual de 1.500 mm. O relevo apresenta variações de altitudes, com uma topografia bastante acentuada, com vales, montes e colinas. Na margem do rio e centro da cidade é vargem e plano.
               O solo é rico e fértil. O município está situado entre a Serra Geral e o mar, e seu relevo é constituido de superfície plana e ondulada. A vegetação é a típica litorânea e de encostas serranas, com remanescentes da mata nativa. A Bacia Hidrográfica de Braço do Norte é formada por rios e córregos. O principal é o Rio Braço do Norte.
              O município também possui cascatas e belezas naturais com quedas d"água de até 35 metros, nas localidades de Rio Santo Antonio e São José.