A incidência de borrachudos na região fez com que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Braço do Norte, administração municipal, sindicatos, bombeiros, polícias, entidades, produtores rurais, SDR e Cidasc debatessem o tema na tarde de sexta-feira, 14, na sede da Acivale.
A reunião iniciou com um vídeo explicativo, produzido pela Epagri, que esclareceu sobre as verdadeiras causas das infestações de borrachudos e quais as soluções. “Como observado, temos que manter a limpeza dos rios e córregos, evitar dejetos e a pesca predatória, também temos que pensar no reflorestamento das margens dos rios. Apenas a aplicação do inseticida biológico conhecido como BTI não resolve. Prevenir é a forma mais eficaz de evitar o borrachudo”, conclui Adir Engel, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Segundo Adir, uma comissão foi formada para dar sequencia na divulgação da idéia e na mobilização das comunidades. “Faremos a nossa parte, pois o governo do Estado nos garantiu que comprará o BTI. O que precisamos nesse momento é a colaboração de todo o município para a limpeza dos córregos e rios”, finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário